Dúvidas frequentes sobre: Unhas!

Enquanto não chega o post sobre o FFW (problemas com as fotos, sorry) aqui vai um (mega) post que espero que esclareça as dúvidas de vocês! (:

Um dia desses eu estava olhando o Blogs de Moda CE (quem não conhece, é um blog que reúne todos os blogs de moda do ceará, rs) e vi que muita gente está cansada de ver Esmalte do Dia. Eu posto meus esmaltes do dia porque enfim, eu faço coleção, adoro pintar as unhas, e acho que o esmalte é mais um acessório para compor o look, por isso ele é rodeado de tendências e por isso existem várias cores e tons pra agradar a todo mundo. Enfim, é um gosto meu e como o nosso blog além de falar sobre tendências e moda é um espaço pra transmitirmos nossos gostos, não vou parar de postar Esmalte do Dia.

Mas, seguindo a dica do Blogs de Moda CE, fiz um post relacionado às dúvidas que muita gente tem, sobre duração de esmaltes e até mesmo o cuidado de nossas unhas. Soube que nessa semana a Ana Maria Braga recebeu a dermatologista Luciana Conrado e algumas blogueiras que falam sobre esmaltes que deram dicas de como tratar e evitar doenças nas unhas para que elas fiquem sempre bonitas e saudáveis. Aqui vai um pouco da entrevista:

As unhas são compostas de células de queratina. A médica as compara com uma malha de tricô, já que são bem entrelaçadas. Se em algum momento "pula-se um ponto", naquele lugar elas podem ficar frágeis e quebradiças. A saúde das unhas está muito ligada à alimentação da pessoa: uma dieta rica em proteína, nutrientes, oligoelementos é muito importante para mantê-las em ordem.”



- Manchas Brancas:

"As manchas brancas, aquelas pintinhas que nossas avós diziam ser marcas das mentiras que contamos, são sinais de problemas com as unhas. Elas podem ser um sinal de quadro alérgico a alguns produtos, como esmaltes, detergentes ou sabões. Também existem doenças relacionadas a isso. É o caso da psoríase, da alopécia ariata, de micoses, de infecções por fungos ou até de doenças internas, como a anemia. Infecções por fungos, micoses e dermatites podem causar escamações, manchas brancas e unhas quebradiças."


- Esmalte que fica muito tempo nas unhas:

"Existe uma crendice popular de que é bom deixar as unhas sem esmalte de vez em quando para que elas possam se fortalecer. A médica diz que isso não é verdade. O esmalte até protege a unha, funcionando como uma espécie de selador, uma camada protetora."


- Unha encravada:

“Existem várias razões para que as unhas encravem: sapatos apertados, cortes malfeitos, postura errada, algum trauma ou o próprio formato dela. Quando a unha está com micose, ela ainda encrava com mais facilidade. Cuide bem delas!”


- Cutículas:

“Podemos cortar e lixar as unhas sem problema algum. Entretanto, não devemos retirar as cutículas, pois elas servem de proteção contra doenças.”


- Lavando a louça:

“É bom observar os hábitos da pessoa. Se ela lava louça sem luvas, é provável que suas unhas enfraqueçam ou tenham manchas. Seria interessante que ela mudasse esse hábito por um mês e observasse se as unhas melhoram. Caso isso não aconteça, o ideal é procurar um dermatologista para saber se existe relação com alguma doença.”


- Esmaltes escuros:

“Outra crendice popular é que esmaltes em tons marrons ou vermelhos fortalecem as unhas. Também não é verdade. Com esmaltes coloridos, as mulheres tomam mais cuidados para não estragar e talvez, por isso, exista esta sensação de que a cor ajuda a fortalecer as unhas.”


- Alergia:

”Use um esmalte adequado (aquele que não tenha ingredientes corrosivos ou que não cause alergia na pessoa). Produtos como o tolueno e o formaldeído são compostos químicos que estão na composição do esmalte e algumas pessoas podem ser alérgicas.”


FONTE: Pura Diversão


Agora vão algumas dicas que eu mesma descobri ao longo da minha jornada com esmaltes. Alguns não são novidades, mas pode ser que alguém não saiba ainda, enfim... Lembrando que eu não sou dermatologista nem manicure, haha, são apenas coisas que eu fui descobrindo, espero que ajude vocês!


- Duração:

Acho que a duração dos esmaltes varia da fórmula de cada um, e muitas vezes de pessoa pra pessoa. Eu por exemplo não reclamo de duração já que eu mudo a cada 3 dias, se duvidar, então eu nem ligo muito pra isso. Mas o que eu sempre faço depois de pintar é colocar uma Cobertura Brilhante por cima, que além de durar mais o esmalte, ajuda a secar mais rápido, dá o tão esperado brilho e ainda fortalece a cor! Existe o da Colorama e o da Avon, não lembro do preço de nenhum dos dois, mas acho que não chega a R$4.



- Esmaltes que endurecem:

Ah, isso acontece muito comigo. Já que eu faço coleção muitas vezes eu deixo de usar um esmalte durante muito tempo e ele acaba ficando grosso, quase impossível de pintar. Para isso, basta colocar algumas gotinhas de Óleo de Banana que ele fica novinho em folha! O meu é esse daí, ele tem um conta gotas que facilita muito na hora de colocar. Em toda loja de cosméticos tem, acho que custou no máximo R$5, nem lembro.



- Bases Foralecedoras:

No dia a dia a base que eu uso é uma da Colorama, que itensifica a cor do esmalte. Não tenho problemas com as minhas unhas, felizmente elas são durinhas e agüentam bem a rotina de esmaltes, mas de vez em quando elas dão uma enfraquecida, e por isso tenho algumas outras bases da Colorama, da linha Nutribase. E quando minha unhas ta pequenininha e eu quero que ela cresça logo, eu uso a Pró-Crescimento, que de longe é a que eu mais gosto. Realmente crescem num instante e ainda dá aquela fortalecida. Recomendo demais, e achei um post falando sobre ela no Unha Bonita (clica aqui). A Risqué também tem linhas de tratamentos para as unhas e com preços ótimos também.




- Acetona x Removedor de Esmalte:

A acetona possui substâncias que deixa resseca a pele, causa manchas e – há quem diga – tem aquele cheiro forte e horrível, enquanto o Removedor de Esmaltes não possui. Porém, eu ainda prefiro minha acetona de sempre. Eu sei, ela realmente resseca a unha, e tem um cheiro horrível, mas a minha experiência com Removedores de Esmaltes foi pior ainda. Cheguei a comprar dois para testar, nem lembro quais eram, mas eles ressecaram minha unhas e meus dedos e o cheiro era mil vezes pior! Juro, parei de usar principalmente pelo cheiro. Não sei se foi só comigo, mas eu realmente usei 2 ou 3 e não gostei de nenhum! Encontrei uma matéria sobre isso no Unha Bonita também (clica aqui), vale a pena dar uma olhadinha, mas minha experiência foi totalmente diferente, o que é uma pena ):


- Alergia:

Sobre isso eu não sei muita coisa, como não sou dermatologista nem tenho alergia não sei muito a respeito, mas tem um post interinho sobre isso no blog Clube do Esmalte da Capricho (clica aqui).

ATUALIZADO:

- Bolinhas:

A respeito das temidas bolinhas, dúvida da Bella do On Our Closet (muito bem lembrado, tinha esquecido completamente, haha - beijo meninas!). Então, sobre isso ainda temos muitas dúvidas, ainda não encontramos o segredo para acabar com elas, rs. Tem gente que diz que é por causa da temperatura, quando tá quente de mais e tal, tem até quem coloque as unhas no congelador pra tirá-las (eu nunca testei, kk, mas vale tentar). Eu coloco a Cobertura Brilhante que eu falei ai por cima, às vezes dá certo. É que é raro eu ter problemas com isso, mas quando eu passo sempre melhora.

Eu sei, o post ficou imenso, mas vale como um guia para suas unhas (: Espero ter ajudado alguém, e cuide bem das suas unhas, ela faz parte do seu corpo e merece seu cuidado também!



6 comentários:

Isabella M. disse...

Eu não sei se isso só acontece comigo, mas sabe quando o esmalte ' empola' ? fica cheio de bolhinhas ? eu odeio quando isso acontece :/

Adorei o post meninas!

Anônimo disse...

só tem esmalte rosa, sabe nem pintar as unhas e faz um post sobre esmalte, vai crescer

jacques disse...

Unhas e cutículas frageis
Não se se você sabe mas existem os esmaltes, cremes e removedores da linha Ecrinal da França ,especializada e líder de mercado de tratamento das unhas fragilizadas e deterioradas . ate no caso das unhas roídas, e o único que não sai na agua
Os produtos não contem acetona, formaldeido, tolueno nem parabeno o que é ótimo. O acabamento e simplesmente glamouroso como a origem do produto, produzido em Mônaco, na Rivieira Francesa .
consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda ) para poder analisar o seu caso adequadamente:
www.ecrinal.com ( frances e Ingles )
www.asepta.com ( da França )
www.asepta.com.br ( no Brasil )
A Época Cosméticos no Rio, Farmácia Iguatemi em São Paulo e outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet (dermexpress, pharmaweb,... )
Espero ter contribuído de alguma forma

Aspectho disse...

Ótimo post! Todo mundo dasqui da Aspectho adorou as dicas!
Beijos, Aspectho!

Anônimo disse...

Adoreiiiii o post,parabéns Lu.Tem gente que não pode deixar as unhas crescerem,pois quebram.Porque isso acontece?
:*

Thays Saldanha disse...

jacques - muito boa a sua dica! realmente eu não conhecia, mas parece ser muito boa a marca. pena que não vende por aqui, mas felizmente tem pela internet, não é! muito obrigada pela dica (:

anônimo 1 - é uma pena que você ache isso, mas cada um com sua opinião não é mesmo?

anônimo 2 - com certeza é por que elas estão fracas, e se for por decorrência de roer as unhas, é muito mais difícil deixá-las crescerem. a base da colorama que falei no post é muito boa, pois além de tratar as unhas elas crescem mais rápido. tem também essa linha que jacques falou, eu não conheço mais parece ser muito boa, vale a pena tentar! (:

beijos a todos, e muito obrigada pelos comentários! espero ter ajudado :**
luiza.

Postar um comentário